Revitalização Tribunal de Justiça do Estado do Paraná - Curitiba - Brasil

Obra Executada: Revitalização do Tribunal de Justiça do Paraná – Curitiba - Brasil
Nome do Produto utilizado: Limpe Certo, Talco Removedor de Cera, Protege MG, GTR ECO Pró
Data da execução: Setembro 2016
Local: Tribunal de Justiça do Paraná, Curitiba.
Responsável pela revitalização da obra: NANO4YOU - ACP – PMC

 

A Planville participou deste Case de Restauro do Palácio da Justiça do Paraná, em Curitiba, no Centro Cívico, em 2016. A obra foi executada pela construtora paranaense Sial.

Este edifício tem sua fachada de pastilhas de vidro cerâmico aderidas em substrato composto de argamassa cimentício) sobre alvenaria, com 53 anos, ladeado de molduras e detalhes revestidos em mármores brancos.

Fomos convidados pelo Eng. Carlos German a fazer parte da equipe técnica que montou para este desafio, compostos pela Arquiteta Thereza Duarte, Engenheiro Egberto Hilú dentre outros para “nos envolver” com esta obra tombada.

Aplicamos a nossa filosofia advinda de grandes mestres restauradores como o paulista Luis Prado a quem admiramos e da leitura das grandes e inspiradoras “Cartas de Restauro”. O que nos levou a uma profunda pesquisa neste tombamento é cumprir os preceitos desta Carta, para com que os trabalhos de Limpeza atendessem o conceito de anastilose. Que desafio. Em tempos de pioração dos procedimentos técnicos, de pessoas displicentes, de detergentes agressivos.

Era a oportunidade de colocar em campo o que tínhamos em mãos produtos que apregoam as limpezas e técnicas de fato não invasivas, eco-eficientes que respeitariam os princípios de limpar mas preservar os elementos de integração de cada sistema construtivo que precisaríamos intervir, E isto realizado aplicaríamos como o que compreendemos ser o início de um quarto setor da construção, ainda não praticado no Brasil da “Proteção“. Isso mesmo, não protegemos nossas superfícies, apenas a maculamos e mascaramos com a vã cultura de aplicar efêmeros seladores.

Materiais empregados:

  - Limpe Certo da Performance.

  - Talco Performance

  - Protege MG

Procedimentos de campo

- Ambos encorpados pelo Talco Performance, que com sua tripla ação – esfoliante, polimento e de absorver as sujidades.

- Aplicamos com esponja sobre a superfície, agiu por 15 minutos, em seguida poliu-se com politriz com discos beges e verdes.

- Após isto, borrifamos com a hidrojato levemente com pouca quantidade de água.

- Necessitou-se escarificar em alguns trechos cerca de 2mm do rejunte anterior apenas. Para tal uso do GTR ECO PRO da Performance, nos peitoris da fachada, obtivemos uma interessante desfragmentação da coesão do rejunte da eficiência para facilitar esta raspagem superficial. (Aplicado GTR ECO PRO e deixado agir 15 minutos. Também limpou resíduos de argamassa da própria obra)

A aplicação de seu com o próprio sachê, foi aplicado sobre a junta com o aplicador de borracha. O acabamento se deu instantâneo, foi acabado suavemente com uma esponja e finalizado com um pano limpo. O acabamento pela pastilha reta nivelando no nível da face bela (superior) de pastilha.

Após o rejuntamento, respeitada a sua cura mínima de 72 horas, se procedeu lavagem somente com água, nela fazendo pequenos retoques de rejunte necessários.

Após secar, aplicou-se por aspersão PROTEGE MG da Performance

Esta proteção formou efeito hidro óleo fugante, mas permitirá a transpiração do substrato.

O Protege MG, da Performance, que é originário da Protect Guard, da renomeada Guard Industrie. É um produto composto copolímeros acrílicos na fase aquosa, que preenche as porosidades efetivas e aparente, formando uma camada de proteção similar a pele humana, a qual impede a penetração da umidade positiva, mas permite sair a umidade negativa, deixando a transpiração tanto da peça quanto do substrato. É um composto glicólico formado por moléculas de origem vegetal tensoativos não iônicos.

Obrigado meu amigo Carlos German pela confiança! Obrigado meu amigo Marcelo Lass pela transparência em mostrar de forma tão transparente sua expertise com o “acrílico”. Hard, deste case nasceu nossa inspiração em injeções. Obrigado meu irmão Sérgio Cukier pela aula de tratamento dos mármores. Obrigado Rodrigo, Fabiano e Pablo, por disponibilizarem toda a linha Perfomance e abrirem nossos olhos para o conceito de limpeza e Proteção da francesa Guard, Jesus Guard!