Despiche Bondinho Rua XV Curitiba - Brasil

Obra Executada: Despiche do Bondinho da Rua XV de Curitiba
Nome do Produto utilizado: Deleta 
Data da execução: Março 2016
Tempo de execução: 1 dia
Local: Calçadão Rua XV
Responsável pela revitalização da obra: NANO4YOU - ACP - PMC

Apesar de ser considerado um dos pontos mais apreciados e simpáticos de Curitiba, o Bondinho da Rua XV de Novembro não é oriundo da capital paranaense e nem ao menos chegou a circular pelas ruas da cidade. Ele foi adquirido em Santos/SP para posteriormente ser restaurado.

Em Curitiba, o objetivo do Bondinho passou a ser abrigar crianças enquanto os pais realizavam compras ou outras atividades na região central da cidade. O local – que ficou carinhosamente conhecido Estacionamento de Crianças – oferecia atividades de entretenimento; pedagógicas; artísticas; entre outras. A ideia chegou a ser considerada pioneira em âmbito nacional.

Em 1986 a funcionalidade prática e inovadora teve fim e o Bondinho passou a ser utilizado – por um período de três anos – como Posto de Informações Turísticas da Secretaria Municipal de Turismo. Em 1989 o local voltaria a ser um ponto de parada para as crianças.

Atualmente, o Bondinho da Rua XV é utilizado para outra finalidade interessante. Em 2010, após uma revitalização, o espaço ganhou a denominação de “Bondinho da Leitura”. Há no local um acervo literário com mais de 2.500 obras que estão disponíveis para empréstimo gratuito e sem burocracia. Basta apenas apresentar um documento de identificação e informar o endereço correto. O Bondinho também oferece ambiente tranquilo para a leitura.

Bondinho da Leitura fica aberto de segunda a sexta-feira das 8h30 às 19h30, e aos sábados das 8h30 às 14h30. Ele fica na Rua XV de Novembro, esquina com a Rua Ébano Pereira.