Revitalização Praça 19 de Dezembro - Curitiba - Brasil

Obra Executada: Despiche Praça 19 de Dezembro Curitiba
Nome do Produto utilizado: Deleta 2030 - Deleta 2010 - Limpa Facil Ultra
Data da execução: Dezembro 2017
Tempo de execução:  10 dias
Local: Praça 19 de Dezembro - Curitiba - Paraná
Responsável pela revitalização da obra: NANO4YOU -  VONDER - ACP - PMC

A praça foi inaugurada em 19 de dezembro de 1953, na esteira do programa de obras públicas comemorativas do centenário da emancipação política do estado do Paraná, ocorrida em 19 de dezembro de 1853.

A praça conta com um obelisco de pedra, contendo dizeres comemorativos ao centenário da emancipação acima referida e uma grande estátua em granito de um homem nu (daí o apelido popular do logradouro ser Praça do Homem Nu), de autoria dos escultores radicados no Brasil Erbo Stenzel e Humberto Cozzo. Pretendiam os escultores retratar o homem paranaense olhando em direção ao futuro.

A praça é ornamentada também com um tanque de água de formas sinuosas e com um mural de pedra em duas faces. Uma delas contém um painel em granito em alto relevo de Erbo Stenzel e a outra um painel de azulejos azuis e brancos da autoria de Poty Lazzarotto, ambos retratando episódios importantes da história do Paraná.

Mais recentemente, a praça recebeu nova estátua, desta vez de uma mulher nua, de autoria de Humberto Cozzo (antes destinada a guarnecer o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná).

Em razão desta última estátua não fazer parte do conjunto arquitetônico original da praça e não guardar proporções anatômicas com a primeira estátua (do homem nu), tem surgido discussões em certos segmentos artísticos e culturais de Curitiba, no sentido de preservar a conformação original da praça e de seus monumentos, devolvendo esta segunda estátua para sua destinação original.