Projeto NT Solar - Chile

Objetivo: Reduzir a necessidade de limpeza dos painéis fotovoltaicos
Desafio: Além de limpar o painel, aumentar a captação dos raios UV
Local: Deserto do CHILE
Produto: NT70 Solar

Fomos convidados pela nossa equipe de projetos do Chile, a desenvolver um produto para limpeza de painéis fotovoltaicos no deserto do Chile. Após a realização da limpeza dos painéis com NT70 Solar, foi observado aumento de 8% na captação dos raios UV, em comparação aos painéis limpos no modo convencional com água, o que resultou no aumento da eficiência do painel depois de limpo com o NT70 Solar.

A fase atual (OUTUBRO/2017) se resume a observação do tempo de duração desse efeito e análise de como se comportam os raios UV, se existe uma tendência estatística, e se há influência do anti-reflexo no mesmo e qual sua consequência. A partir desses resultados poderemos prever a durabilidade do revestimento criado pelo NT70 Solar que até o momento atende todos os requisitos do cliente.
 
Entretanto, ainda existem testes a serem realizados com diferentes métodos de limpeza, podendo ser manual, automático, semi-automáticos e etc.

Os testes estão sendo realizados em Salto Del Águila, área com maior incidência de radiação solar do mundo, onde estamos observando o comportamento e os espelhos da planta

E por fim toda a pesquisa e desenvolvimento está sendo testada também pela Escola de Tecnologia Fotovoltaica Pablo Neruda com nosso produto NT70 Solar, onde realizamos workshops e demonstrações de aplicação com alunos e pesquisadores.

Este teste é pioneiro nesse campo e está sendo desenvolvido do zero, desde a forma de testar, formulação, medições e métodos.

(OUTUBRO/2020) o produto continua demonstrando sua eficiencia no aumento da captação dos raios UV e redução na necessidade de limpeza, variando de acordo com a região, tipo do ar, sujeira, e solo (salinidade, tipo de terra, tipo de fuligem e poluição)

Um desafio que nos faz inovar de novo.